Após incêndios em Los Angeles, academia de cinema adia anúncio de indicados ao Oscar 2025

Por Portal Opinião Pública 16/01/2025 - 12:23 hs
Foto: Reprodução / Site Oficial do Oscar
Após incêndios em Los Angeles, academia de cinema adia anúncio de indicados ao Oscar 2025
Nova data de anúncio foi marcada para o dia 23 de janeiro, quinta-feira da próxima semana

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood decidiu adiar o anúncio dos indicados ao Oscar 2025 devido aos incêndios de grandes proporções que vêm afetando a cidade de Los Angeles nas últimas semanas. A expectativa é de que os indicados sejam conhecidos no próximo dia 23 de janeiro, uma quinta-feira.

Essa é a segunda vez que a Academia decide adiar as indicações. Originalmente, o órgão iria anunciar os concorrentes nesta sexta-feira (17), porém, com o aumento das queimadas na região de Los Angeles, a comissão avaliadora decidiu postergar, inicialmente, as indicações para o dia 19, um domingo. Entretanto, com a piora na situação dos incêndios, a nova data definida para o anúncio ficou estipulada para o dia 23. Já a cerimônia do Oscar segue marcada para o dia 2 de março.

Além da mudança na data de anúncio dos indicados, o período de votação para os especialistas que decidirão quem concorrerá aos prêmios mais celebrados do cinema também foi alterado. Agora, os votos podem ser entregues até esta sexta-feira, dia 17. O último prazo estipulado para o encerramento das votações, após o primeiro adiamento dos anúncios, era esta quarta-feira (15). A decisão visa auxiliar quem, porventura, esteja enfrentando dificuldades com os incêndios.

Nos últimos dias, eventos como o Critics Choice Awards e o jantar do prêmio do American Film Institute, além dos lançamentos de filmes como "Better Man - A História de Robbie Williams", "The Last Showgirl" e "Lobisomem" precisaram ser adiados ou cancelados. Ao todo, os incêndios deixaram 25 mortos e mais de 150 mil pessoas precisaram deixar suas casas na região de Los Angeles. 

Brasil na expectativa 

O cinema brasileiro vive a expectativa de ver uma obra nacional entre as indicadas ao prêmio de Melhor Filme Internacional, com o longa “Ainda Estou Aqui”, protagonizado por Fernanda Torres e que nesta semana também foi indicado ao BAFTA, principal premiação britânica do cinema. A última participação do país na cerimônia foi com o documentário “Brasil em Vertigem”, de Petra Costa, em 2020.

Além de “Ainda Estou Aqui”, há também a expectativa de uma indicação de Fernanda Torres à categoria de Melhor Atriz. De acordo com especialistas em cinema, a atriz de 59 anos tem boas possibilidades de ser indicada, ainda mais após ela vencer o Globo de Ouro.